01 agosto 2006

Dividindo Conhecimentos

Segunda-feira, 31 de julho de 2006, 21h.
Celular tocou.
Alguém do outro lado da linha – Thiara?!
Eu respondi – Sim...
- É a Jane. (Uma das bolsistas que trabalhou comigo durante a Bienal do Livro em 2005)
- Oi Jane, em que posso te ajudar...


Foi aí que tudo começou... Jane me pediu que concedesse uma entrevista para realizar um trabalho da faculdade de RRPP em Alagoas. São cinco questões que versam sobre minha profissão e experiência... Segue as respostas:

“Olá Miss Jane,

Qto tempo?!

Estarei sempre ao dispor de pessoas simpáticas e dedicadas como você. Sempre que você precisar e eu puder ajudar, estarei pronta, certo.
Então...
Vamos as questões.

Minicurrículo- Adriana Thiara, jornalista, estudante de Relações Públicas, pós-graduanda em Comunicação Empresarial. Atuou como jornalistas em redações da TV Gazeta e Jornal Tribuna de Alagoas. Faz Assessoria de Comunicação há mais de 4 anos. Seus principais trabalhos em Assessoria são III e IV Salão Alagoano do Livro e da Arte, II Bienal Nacional do Livro, 13ª Feira de Artesanato do Nordeste – ARTNOR e Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae, desde 2003. Sua experiência também perpassa pela Publicidade e Propaganda e Marketing.

Jane Lino – Por que você escolheu esse trabalho?
Adriana Thiara – Quando ainda estava no segundo ano da faculdade de Jornalismo, minha primeira oportunidade de estágio foi em uma Assessoria de Imprensa. Paralelo a este estágio, consegui outro em redação. Todo mundo acha que é difícil conciliar, mas não achei, naquele momento. Entretanto, foi naquela oportunidade que percebi que o mercado em Assessoria estava em franca expansão e nós, estudantes, poderíamos ingressar sem medo ao nos formar.
As Assessorias, tanto de comunicação ou as RP e Imprensa, especificamente, não tinham, como ainda muitas não têm noção do potencial deste mercado. Muitos estão tateando e fazendo trabalhos por “achismo”. Por esta razão e também pelo medo de ficar fora do mercado ingressei na carreia de Assessora de Imprensa. Atualmente, tenho outra visão do que venha a ser uma Assessoria prestada por comunicadores, então, adoto e presto serviços de Assessoria em Comunicação.

Jane Lino – Como é o trabalho que você desenvolve no SEBRAE?
Adriana Thiara – Atualmente estou lotada na Unidade de Marketing e Comunicação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae). Lá, iniciei minha carreia como estagiária em jornalismo, em 2003. O tempo passou e ao concluir o curso, fui contratada como prestadora de Serviços em Comunicação. Atualmente estou como Editora de Conteúdos para Internet, mas em minhas demandas estão também atualização do malling list, contatos com a imprensa para sugestão de pautas, entrevistas individuais e coletivas, produção de conteúdos para alimentar a página do Sebrae na Internet e um boletim informativo semanal, acompanhamento da imagem do Sebrae por meio do Clipping, produção de roteiros e textos para material informativo, institucional e promocional, além de acompanhar o desenvolvimento dos estagiários da Unidade.

Jane Lino – Quais as maiores dificuldades que você, como profissional, encontra?
Adriana Thiara – O mercado não perceber a importância estratégica de ter um profissional de comunicação dentro da empresa. Como mencionei anteriormente, atualmente, tenho uma percepção diferente de Assessoria. Reforçando: Adoto e presto serviços de Assessoria em Comunicação. Esta visão diz respeito a uma tendência do mercado globalizado. A integração das mídias e habilitações da comunicação estão sendo exigidas pelas empresas e hoje, muitos profissionais, estão no mercado e não têm noção de como atuar de forma integrada – Comunicação Integrada. Então dizem que oferecem serviços dessa natureza e na verdade nem sabem o que de fato isso quer dizer e como proceder tecnicamente. Esta é uma dificuldade. Outra é a capacitação profissional. Sou a favor de diplomas na nossa área. Tanto para RP, quanto para Jornalismo, como para Publicidade e Propaganda, além das áreas afins. A capacitação promove uma disputa mais justa por uma vaga de trabalho e inibe os “caça níqueis” da Comunicação, que não pessoas que dizem ser comunicadores para consegui uma cota de patrocínio ou recursos de grandes empresas para manter um “veículo”.

Jane Lino – Quais os pontos positivos da profissão?
Adriana Thiara – A oportunidade de trabalho. A Assessoria é uma área da comunicação que abre novas portas para os profissionais que estão interessados em novos desafios, principalmente ns áreas empresarial, governamental e não governamental. Uma tendência são as ações de comunicação direcionada para públicos de interesse ou seja comunicação dirigida, segmentação de público. Isso requer o que eu mencionei anteriormente, domínio da Comunicação Integrada. Assim, ao invés de uma oportunidade de trabalho, teremos duas, três ou até mais.

Jane Lino – Na sua opinião, qual o perfil de um bom assessor?
Adriana Thiara – Acredito que não exista bons e maus assessores. Existem profissionais comprometidos e descomprometidos. Esta é a diferença. Uma vez fiz uma pesquisa informal, eletrônica, com alguns dos profissionais do mercado nacional, a maioria disse que precisa estar antenado no que está acontecendo. Personalidade, interesse, curiosidade, interesse em aprender pode ser um perfil aceitável.”

Foi isso!!!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial