03 agosto 2006

Dia diferente no Cefet-MD

Há cerca de um mês fui convidada para pensar em minicurso de Comunicação para ministrar no Cefet em Marechal Deodoro. Convite aceito e vida organizada...

Ontem, 02 de agosto de 2006, dividi meu breve conhecimento para cerca de 55 alunos dos cursos técnico e tecnológico em Turismo e Hotelaria.

Foram duas turmas, uma pela manhã e outra a tarde. Estudantes que, inicialmente pareciam estar confusos... ao final... divertiram-se com sua própria produção.

Há dois anos, vou à Marechal para fazer este trabalho. Minhas colegas de profissão, Marília Góes e Valéria Montes sempre me convidam para encerrar as atividades das suas disciplinas.

Este ano o convite foi aprimorado. Na verdade, os alunos do curso técnico em Hotelaria organizaram um evento e eu fazia parte da programação. Era a avaliação deles e um dos meus momentos de “professora”.

A proposta do Minicurso de Comunicação Social aplicado ao Turismo e à Hotelaria era rememorar alguns dos pontos estudados nas disciplinas de Comunicação Social e Relações Públicas e praticar as ferramentas da Comunicação em um empreendimento de “verdade”.
Mas de verdade mesmo só tinha o entusiasmo da galera...

A Pousada da Mainha foi o empreendimento inventado para a atividade prática. Eles foram estimulados a desenvolver um breve plano de comunicação e produtos de comunicação para promoção da Pousada. Mas era necessário se deter a algumas orientações, como objetivo do plano, público alvo, relação com o colaborar e público, ale é claro, de criar uma peça de divulgação, tudo isso a critério da equipe, que é formada por cerca de seis componentes.

Disponibilizo 40min para debate e produção do material e 10 min para cada equipe se apresentar. Em todas as edições desta atividade eu me surpreendo... como nós, seres humanos, somos criativos...

Desta vez, teve equipe de diferenciou bastante no público... pousada direcionada para recém-casados, glstb, para religiosos, jovens. E a comunicação versou entre programas de capacitação e incentivo ao colaborar, até campanhas de TV e rádio com direito a jingle e tudo... que ver a letra?
“Chega de stress, chega de tensão. A pousada da Mainha é a sus opção”

O final, foram apresentados 10 trabalhos em grupo e muitas idéias de comunicação. Todas simples e utilizáveis em empreendimentos de turismo e hotelaria.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial