13 fevereiro 2007

Eu vi o Saci Parerê

por Adriana Thiara

Em época de folia de Momo, além dos preparativos para aproveitar a festa, muita gente se depara com cenas incríveis, parecidas com a que eu vivi no último domingo, 11 de fevereiro.

Em Alagoas, o carnaval tradicional há tempos, foi substituído pelas prévias carnavalescas, que levam multidões às ruas, principalmente de Maceió. Essas prévias, incluem desfile de blocos carnavalescos, desfile de escolas de sambas e, o que vai ser o pano de fundo desta crônica, o concurso de bumba-meu-boi.

Meu amado irmão é um executivo cultural. Quase administrador de empresas, meio empresário de banda de forró pop e organizador de boi de carnaval, Andreine Thiago tem 23 anos e um talento inexprimível para arte popular. O menino canta, dança, sapateria, borda, toca, ganha dinheiro, tudo isso em nome de uma tradição folclórica, neste caso o Boi Lacrau.

Este ano, como já está sendo de costume, a turma do Boi Lacrau, tricampeão no concurso de bumba-meu-boi de Maceió, teve a brilhante idéia de homenagear outro ilustre autor. Depois de um belo carnaval dedicado ao alagoano Jorge de Lima, em 2006, Monteiro Lobato e seu mundo mágico Sítio do Pica-Pau Amarelo foram contemplados, este ano.

A saber, os bumba-meu-boi de hoje, diferente dos de antigamente, estão estilizados, ricos, brilhosos e caros.

Mas, com o tema delimitado e muitas idéias na cabeça, o grupo com cerca de 20 jovens, começou a produzir a roupa do boi e o figurino para a turma Sítio. Aí vem a melhor parte... Neste mundo mágico de Monteiro Lobato, ninguém faltou. No ensaio geral horas antes da apresentação, os personagens se reuniram bem em frente a minha casa e o impossível, para mim, aconteceu.

Eu vi o Saci.
Isso mesmo.
Eu vi o Saci.

Se era o Pererê ou não, eu não sei, mas depois que ele vestiu o macacão e o gorro vermelho de cetim que minha mãe, convocada mais uma vez como a costureira oficial do Lacrau, brilhantemente fez, ele ficou o Saci Pererê. E duvido que Lobato também não acreditasse que o Jerônimo era o arteiro Pererezinho.


O saci Jerônimo tem 18 anos, é um jovem humilde, ajudante de vendedor de acarajé na orla de Maceió. Jerônimo perdeu a perna aos 10 anos. Ele estava subindo em um ônibus, quando escorregou, caiu e o coletivo passou em cima de sua perna direita. Trágico, não?

Jerônimo não acha mais. Hoje ele é um cara separado, tem uma filha de sete meses, bate um bolão com a turma na praia, vai trabalhar de bicicleta e arrumou um bico de Saci Pererê nesse final de semana. "Sou um cara feliz e comum", disse ele, antes de pousa para uma foto que eu tentei fazer com minha câmera "fubenta" que falhou na hora H. Mas ainda sim, registrei o Jerônimo de Saci, graças ao celular no empresário bumba-meu-boilístico, Andreine. Ah... mas até agora não descobri como baixar a foto.

Ah!!! Não houve concurso este ano. Além de muito estilo e exuberância, os bois de carnaval trazem consigo outra grande interferência da pós-modernidade, a violência. No dia anterior, houve o concurso para a categoria mirim e um grupo de vândalos ameaçaram um dos jurados de morte, por ele ser incompetente. Pobre coitado!!! Músico por formação e pós-graduando em Música é muito incompetente, pode?

Mesmo assim, ao som de um pifeiro e da bateria nota 10 do Boi Lacrau, os meninos amantes do bumba-meu-boi de carnaval entraram na arena, armada no bairro de Jaraguá, com um grande espetáculo, que eu não vi, mas que milhares de olhos admiraram e os premiaram com o título de campeão 2007 do Concurso.

E antes da festa acabar, o Saci Pererê de uma cambalhota... INCRÍVEL!

2 Comentários:

Blogger Drica Cerqueira disse...

Dri vc é o maximo, mas conseguiu me deixar curiosisima, pra vê essa foto!!! Meninaaaaa... fiquei visualizando o desfile na minha cabeça e que coisa linda deve ter ficado, afinal falar de Monteiro Lobato não é pra qq um... e teu irmão deve ter dado um show de apresentação... procura saber como baixa logo essa foto gôta!! Bjins
As: Drica Cerqueira

8:23 AM  
Blogger GENA disse...

Adorei!Vc está jogando duro com as letras.
No ano passado fui e levei as minhas filhas e minha mãe p/assistir ao espetáculo no Jaraguá.É algo imperdível!!
Agora coloca logo essas fotos q eu tb quero vr.Ehehehe!!

1:39 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial