28 novembro 2006

Monte sua árvore de Natal

Por Adriana Thiara

Que os tempos modernos são ultramodernos, ninguém duvida. Que a vida ficou louca, também não. Que as pessoas estão mais individualistas e menos solidárias, tá na cara. Mas é chagado o Natal... o Natal.

Tempo de renovar os votos.

Lembro-me de como era bom escolher um presente no início do ano e me comportar, ou melhor, fazer de conta que me comportava direitinho só para não ficar sem presente em dezembro.

Recordo-me que, ainda pequenina, sonhava em conhecer o Papai Noel só para sentir o aroma do seu perfume, eu imaginava que neve tinha cheiro e que o bom velhinho era super perfumado. Lembro também que esperava ansiosa para montar a minha árvore de Natal, que era gigantesca, apesar de ter apenas um metro de altura.

E isso não faz tanto tempo assim.

Estes dias, como é comum lá em casa, planejamos a montagem da nossa árvore de Natal. Ela é do ano passado, verdona e tem um metro de altura... mas continuo achando minha árvore gigantesca...

Tirei a caixa do armário e parecia até que ela gritava para sair da escuridão e voltar para um lugar na sala. Aos poucos, fui retirando cada peça, cada parte, cada enfeite e voltando ao um passado não muito distante mas muito feliz. Fui montando minha árvore de Natal e comecei a refletir sobre o que fazemos em nossa vida durante anos...

Fomos criados em amor, para ser e trazer a felicidade. Somos diferentes, mas cada um de nós tem um propósito – enfeitar a vida de outrem. Ficamos muito tempo esperando por algo, mas quando chega a hora H, preferimos ser efêmeros e guardar tudo no armário. Temos medo novo, porque é desconhecido.Temos medo do velho porque é tradicional. Erramos e não reconhecemos nossos erros,mas nos consideramos humildes quando pedimos desculpas. Não gostamos de encarar fracasso por nos parecer o fim e ficamos vangloriados quando isso acontece com alguém. Cremos que ser solidário é dar uma esmola, mas não nem paramos para nos ouvir.

Então, este ano eu decidi fazer diferente. Vou MONTAR minha árvore de Natal.

Pensei como seria bom se no lugar de colocar uma bolinha vermelha, fizesse ruborizar um rosto com meu melhor sorriso. Seria bom trocar o festão por um abraço sincero. Pensei em ser a luz do mundo para não usar mais o pisca-pisca. Em não presentear como se faz sempre, mas me fazer presente sempre que precisarem de mim. Estimular que minha família, parentes e amigos sejam estrelas, para que fiquem sempre no ponto mais alto da minha vida.

Cerca de 30 minutos depois... minha árvore de Natal estava pronta e antes disso eu já sabia que teria um feliz Natal.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial