13 novembro 2006

ENADE de nada

Ontem, 12 de novembro de 2006, às 13 horas, horário de Brasília, quase 500 mil estudantes participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que visa aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

As provas foram aplicadas em 871 municípios brasileiros. Do total de cursos participantes, 84% (4.950) são ministrados em instituições privadas e 16% nas públicas. O exame neste ano, contou com a participação de 1.619 IES (Instituições de Educação Superior).

Os estudantes selecionados estão matriculados em 5.388 cursos de graduação pertencentes a 15 grandes áreas do conhecimento: administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores (normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo. Ao saber que fui selecionada pra esta fria, de cara, disse a mim mesma que iria protestar, colar no ENADE. Tinha meus motivos... que foram agravado com o que me ocorreu no dia da prova.

Alagoas não sofre com o horário de verão, assim, às 10h40, ou seja 11h40 horário de Brasília, eu saí de casa, seguindo a recomendação do cartão de inscrição que sugere chegar com 1 hora de antecedência ao local da prova.

Às 11h eu tava lá. Escola Estadual Edmilson de Vasconcelos Pontes. Peguei o selo “Nota zero para o ENADE” e pouco depois que cheguei, os portões foram abertos. Achei estranho, mas poucos estudantes estavam nesta escola...

Entrei na sala, identifiquei-me e fiquei de papo com a Fiscal de sala, sra. Dicla. Quase às 12h, ou 13h horário de Brasília, foi que outros estudantes apareceram... na classe, 44 alunos inscritos, 35 presentes para a prova.

Vale saber o seguinte sobre o ENADE:
todos os estudantes selecionados são obrigados a comparecer ao local da prova.
a ausência implica em diploma adiado, isso quer dizer, o estudante vai ter que fazer o ENADE pra ter o diploma na mão.
mesmo sendo obrigado a fazer o ENADE, a nota, indiferente de ser 0 ou 10, não entra no histórico.
o ENADE é uma avaliação dos estudantes, apenas eles são avaliados com esta prova.

13h horário de Brasília, a sirene tocou. Mãos à obra... que obra? Se eu não ia fazer a prova e a maioria das pessoas da minha sala também não.
Depois que todos foram identificados, surge a grande dúvida...
- Quem vai boicotar o ENADE pode ir pra casa?
Ninguém sabia.
É bom frisar que, nenhum dos estudantes selecionados para o ENADE 2006 recebeu um manual ou guia de instruções. Nada. Assim... era tudo que qualquer folgado precisava para fazer a baderna...

13h10 horário de Brasília
Da minha sala, vemos um grupo de pessoas sair das salas, revoltados em ter que esperar até às 14h30 horário de Brasília, para poder ser liberados. De acordo com o boletim de instruções do Fiscal de Sala, confeccionado pelo consórcio FCC, Cesgranrio e CESPE (as três melhores fundações do país, no quesito concurso público e avaliações), o estudante deve ficar, obrigatoriamente, na sala de aula até às 14h30.

Entretanto nenhum de nós recebeu esta informação... nem no cartão de inscrição. Antes de seguir com o meu relato, me atrevi a visitar o site do ENADE... não consegui baixar o manual do candidato, assim, bem como há cerca de um mês também não consegui conferir meu nome na lista de selecionados.

Pronto... esta falta de informação, aliada a “desconjuntura” do objetivo do ENADE foi o estopim para uma grande confusão. Centenas de alunos saíram de suas salas para irem embora... como a escola estadual estava com um buraco no muro, ficou fácil a evacuação dos estudantes... fácil entre aspas... os portões do estacionamento, foram fechados e muitos deles, tiveram que esperar sim dar a tal 14h 30 horário de Brasília...

Foi então que surgiu o debate na sala em que eu aguardava, delicadamente sentada à primeira banca perto da saída.
- Pra que serve o ENADE? Disse um desavisado, que pela cara deveria vir da ESAMC/ESPM ou do CESMAC (digo porque na minha sala só tinha eu, da Federal).
- Serve pra tirar a gente da cama num domingo. Disse uma menina com cara de ressaca.

Não estou totalmente engajada com o debate sobre a validade ou não ENADE, mas lá vão outras considerações:
descordo que os alunos sejam submetido a avaliações como estas, enquanto o mesmo MEC, que encabeça o ENADE, não visita e avalia in loco as universidades, em especial as particulares.
como avaliar o estudante se a educação superior brasileira vive em crise há anos e nunca se buscou soluções práticas e viáveis para este problema.
não é justo avaliar estudantes de IES particulares e públicas da mesma maneira.
não é justo avaliar o estudante com uma prova e, avaliar os docentes e IES como reflexo das respostas dadas nessa prova.
como saber se o aluno aprendeu e está preparado se a instituição Universidade ainda é lugar de poucos.

E por aí vai...

No auge do meu devaneio, aproximou-se da minha sala um garoto, entre 20 e 25 anos, moreno, bem vestido, boa pinta.

14h horário de Brasília
- Posso entrar? Disse ele.
- Como? Disse a fiscal.
A turma ficou em alvoroço...
- Deixa ele entrar. Foi uma gritaria. Muitos dos estudantes da sala eram amigos deste tal aí...
- Meu filho, como foi que você entrou aqui...
Para mim, a pergunta foi idiota e a resposta era óbvia... pelo buraco na parede, oxe.
Foi a gota d’água.

14h30 horário de Brasília
Peguei meu caderno de provas, que até agora nem abri para conhecer as questões que não fiz, e fui embora, certa de que ter boicotado foi uma excelente resposta.

ENADE de nada.

Conheça o ENADE:
www.inep.gov.br/superior/enade

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Vai acontecer comigo hoje... putaria do cacete

7:26 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial