26 julho 2007

Das dificuldades e oportunidades

Por Adriana Thiara

Há alguns meses eu venho observando que meu filho, o mui conhecido Yuri Maciel, anda esperto demais. Principalmente depois que seu objetivo é fazer um tão sonhado curso de informática, que eu como boa e prendada mãe, só darei sob a seguinte condição: aprovação ao final do ano letivo, com o atenuante: saber ler, entender e explicar o que foi lido. Uma tarefa muito fácil e que o filho-estudante-desafiado topou sem reclamar.

Mas a boa da semana que é além de estar demonstrando pleno interesse e aptidão nas atividades escolares, este garotinho de sete anos agora virou empreendedor.

O cenário é este:

Onde moramos chimbra* é uma febre. Todos os garotos jogam, ganham, perdem e o seu Yuri, não poderia ficar de fora. Mas o indivíduo em questão tinha dois problemas: 1. não tinha capital para investir em chimbras. 2. as poucas que ele tinha, que foram uma herança da infância do meu irmão, Yuri perdeu no jogo.

O vício é lasca.

Aí entra, o empreendedorismo. Tá duvidando do potencial do pequeno notável, leia o diálogo que tivemos nesta terça-feira, 24 de julho.

- Oi filho, como foi seu dia? Perguntei ao chegar do trabalho.
- Olha o que tenho mainha. Yuri estava com o fundo de uma lata cheio de chimbras coloridas.
- Quem te deu isso, Yuri? Foi seu tio?
- Não. Eu consegui.
- Como?
- Tinha uns confeitos** lá na cozinha. Eu peguei, fui para perto dos meus colegas e perguntei “Quem quer confeito”?
- E eles disseram o que? Perguntei, extremamente curiosa, para saber qual foi a reação dos garotos mais velhos do que ele.
- Eles gritaram e todo mundo quis. Eu mandei fazer uma fila e disse que o preço de cada confeito era uma chimbra.

Eu não agüentei... cai na gargalhada. Uns confeitos super velhos, que estavam guardados há meses, moles, lambuzados e temperados com formiga deram ao meu filho o direito de voltar a figurar no cenário desportivo lá da nossa rua. Nesta rodada de negócio ele fechou com lucro de 29 chimbras.

Se são das dificuldades que nascem as oportunidades de negócios, acho que tenho um pequeno grande empreendedor em casa.

Ontem, 25 de julho, ele me recebeu afirmando já ter 41 chimbras. Isso é que é negócio lucrativo.

Viva as pedras no nosso caminho.

* chimbras – bolinhas de gude
** confeitos – balas, guloseimas, doces

Marcadores:

6 Comentários:

Blogger Tiago Andrade disse...

Thiara, achei muito legal a atitude do Yuri e recentemente vi num livro que tava lendo, uma seguinte frase: "É na fraqueza que meu poder é mais forte." 2 Coríntios 12:9.

Então viva as pedras no nosso caminho!

8:59 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Seu filho é esperto mesmo, hein!Eu ri ao ler sua crônica e lembrei de meu irmão caçula, Rodrigo, de apenas 9 anos. Ele às vezes tem umas idéias criativas assim, além de muita travessura. Até bateu saudade, pois não vou em casa há quase dois meses...
Até mais e um abração,

Diego Barros

5:38 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Thiara. Muito boa a crônica sobre o pequeno empreendedor Yuri. Parabéns. Essa garoto vai longe!!!

Beijos...

Suana Nobre

5:39 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Dri eu sempre me acabo de rir com as suas histórias, mas esa do Yuri foi muito boa!!! Não sei a quem esse menino puxou?!?

Ass: Drica Cerqueira

10:32 AM  
Blogger Carlos Nealdo disse...

Muito bom!O Yuri é "O" Cara. Acho que vou tomar algumas aulas com ele, estou precisando mesmo de enveredar pelos caminhos do empreendedorismo.

Valeu, Thiara. Parabéns!

4:18 PM  
Blogger GENA disse...

Muuuuuuito boa!!!Esse menino vai longe!!!!
Adorei a crônica e aproveitei p/lr outras.
Vc está cada dia melhor!!!!
Bjo.

12:02 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial